segunda-feira, 31 de março de 2008

Fabricantes alteram peso de produtos e consumidor não percebe

Reportagem exibida 29/03- Jornal Nacional

Quem vai ao supermercado deve prestar muita atenção na hora da compra. Alguns fabricantes alteraram o peso ou o volume dos produtos. E essa informação geralmente fica escondida, contrariando o Código de Defesa do Consumidor.

Dona Susana olha os potinhos de iogurte e acha que eles diminuíram de tamanho. Tenta ler alguma informação na embalagem, mas tem dificuldade. O produtor realmente perdeu 120 gramas.

“O letreiro deveria ser mais acessível ao consumidor”, diz ela.
O consumidor tem que ser avisado toda vez que houver uma mudança na quantidade de um produto embalado. O aviso deve vir na parte da frente da embalagem em destaque. Ainda de acordo com a portaria do Ministério da Justiça, a informação tem que constar no rótulo por, no mínimo, três meses.

Numa caixa de bombons as alterações aparecem lá embaixo, no meio de desenhos coloridos.
“Diminuiu o volume, mas o preço não”, reclama a consumidora.
Artur Gandini, dono do supermercado, diz que é difícil baixa o preço, porque os custos para ele continuam os mesmos.

“A maioria das vezes ele fica a mesma coisa, só mesmo uma alteração na embalagem, de peso, mas de preço não. Dá a impressão que a gente está conivente, é ruim pra gente”, reclama.
De 2002 até agora, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça aplicou quase R$ 38 milhões em multa por falta de informação nos rótulos.

“O consumidor tem que estar atento, fazer denúncias para que os órgãos de defesa do consumidor possam agir, aplicar multa ou até mesmo recolher os produtos”, alerta Marcelo Barbosa, coordenador do Procon.

Fonte:

Encontre esta reportagem em:http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1676960-3586,00.html

Um comentário:

Unknown disse...

Acho muito importante que essas informações sejam esclarecidas ao
consumidor, As empresas se aproveitam dessa possibilidade para
aumentarem sua rentabilidade e quem sai perdendo é sempre o consumidor.
Todas as pessoas que compram produtos com essas alterações deveriam se
pronunciar para que alguma providência seja tomada.
O Blog é muito interessante pois mostra como a criatividade das empresas
pode fazer a diferença neste mercado tão acirrado que vivemos.

Naísa Pretto

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