Quando a cor identifica uma linha de produtos a diferenciação acontece pelo uso individual de algum elemento identificador de cada produto da linha, como imagens, bandeiras, tarjas. Quando ocorre o contrário, a cor é atribuída a cada produto para diferenciar sabores, a diferenciação é contemplada com a utilização de algum elemento comum a todos os produtos da linha.
As funções das cores são discriminar, expressar e significar. A cor é aplicada na embalagem com a finalidade de atribuir características desejáveis aos produtos que sejam significativos para o consumidor.
Além do conhecimento do poder simbólico das cores é necessária a análise da harmonia entre aquelas utilizadas na programação visual para a combinação que também se apresenta relevante para a mensagem.
As variações dos elementos dentro da linha têm a função de indicar a singularidade de cada tipo de produto, em que as informações gráficas e tipográficas se complementam, reforçando a mensagem.
Os elementos gráficos constituintes da embalagem de um produto não podem ser escolhidos ao acaso. É importante que se construa um conhecimento criterioso e fundamentado em informações advindas de pesquisa e das teorias da percepção visual.
Fonte
REVISTA DE ESTUDOS DE ADMINISTRAÇÃO - EDITORA IJUÍ - ANO 5 - nº8 - JAN./JUN. 2004
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